O gerenciamento de uma empresa exige planejamento e monitoramento constantes. Para ajudar nessa missão, os responsáveis pela gestão podem contar com os KPIs financeiros — ferramentas que auxiliam a entender o desempenho do negócio.

Para isso, é necessário conhecer os principais deles e saber como utilizá-los conforme os objetivos do empreendimento. Assim, as decisões corporativas ficam mais conscientes e alinhadas com as metas.

Neste artigo, você entenderá o que são KPIs financeiros, além de conhecer os mais importantes. Boa leitura!

O que são KPIs?

KPI é a sigla para key performance indicator, ou indicador-chave de desempenho. Os KPIs consistem em métricas utilizadas pelas empresas para verificar a sua performance em diversas áreas. Dessa maneira, eles ajudam a avaliar a saúde financeira de um empreendimento.

Por exemplo, essas ferramentas fornecem dados sobre lucratividade, eficiência operacional e solvência, entre outros. Portanto, elas são essenciais para entender se a empresa está atingindo suas metas e para identificar áreas que necessitam de melhorias.

Qual é a importância dos KPIs financeiros?

Após saber o que são os KPIs financeiros, vale verificar a sua importância para os gestores. Os indicadores fundamentam a tomada de decisões com base em dados concretos sobre o empreendimento. Com a ferramenta certa, é possível ter uma visão clara e quantificável do desempenho.

Logo, os responsáveis identificam tendências e antecipam riscos. Além disso, os KPIs ajudam no planejamento, oferecendo as bases para a empresa estabelecer metas realistas. Com eles, a companhia tem a chance de desenvolver estratégias de crescimento eficientes.

Quais são os principais KPIs financeiros?

Agora que você sabe mais sobre os KPIs financeiros, é o momento de conhecer os mais relevantes para a empresa. 

Veja, a seguir!

Margem de lucro

A margem de lucro é o KPI que indica o percentual a ser obtido pelo empreendedor após subtrair os seus custos totais. Ele deve ser calculado antes da definição de preços para garantir que a operação seja vantajosa.

Para tanto, o preço do produto deve ficar dentro da média do mercado, cobrir todos os custos até a sua venda e oferecer lucro à empresa. A métrica pode ser dividida em três:

  • margem bruta: revela a margem de rentabilidade da empresa após subtrair os custos do preço final do produto ou serviço;
  • margem líquida: calcula o lucro final após todas as despesas, incluindo impostos e juros;
  • margem de contribuição: indica o lucro em cada venda, demonstrando os itens que oferecem melhores resultados.

Liquidez corrente

A liquidez corrente é um indicador de solvência de curto prazo, ou seja, ela mostra a capacidade da empresa de pagar suas dívidas imediatas. Para tanto, ela considera os ativos circulantes — os bens ou direitos facilmente convertidos em caixa.

Ainda, esse KPI leva em conta os passivos circulantes. Eles abrangem as obrigações financeiras de curto prazo de um negócio — que devem ser liquidadas dentro de um ano. 

ROI

Por fim, você deve conhecer o ROI (return on investment ou retorno sobre investimento). Ele mede a eficiência de um investimento, além de servir para comparar alternativas do mercado, ou equiparar a companhia com a concorrência.

Por meio do ROI, a empresa entende quanto ela tem de retorno em suas movimentações. Nesse sentido, um indicador positivo sinaliza que os ganhos superam os custos, enquanto um ROI negativo sugere que os custos excedem os ganhos.

Com a leitura deste conteúdo, você conheceu mais sobre os KPIs financeiros e seu papel para as empresas. Os principais indicadores contribuem para a avaliação de desempenho do seu empreendimento e para tomadas de decisão embasadas em dados.

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