O compliance contábil é uma ferramenta necessária para empresas de todos os portes, afinal, ele garante a execução de procedimentos corretos na contabilidade. Ter métodos claros para o seu bom funcionamento pode, inclusive, ser determinante para a longevidade do negócio.

Nesse contexto, o compliance contábil protege os interesses de gestores, investidores, credores e outros envolvidos na companhia. Portanto, os responsáveis pelo empreendimento devem conhecer a importância do instrumento.

Quer saber mais sobre o papel do compliance contábil em uma empresa? Continue a leitura para conferir! 

Conformidade legal e fiscal

Uma das principais funções do compliance contábil empresarial é garantir a conformidade legal e fiscal do negócio. A razão é que a ferramenta abrange a elaboração de demonstrações financeiras que apontam o cumprimento das obrigações da companhia.

Assim, o compliance atua na gestão de riscos por focar em garantir a manutenção dos registros contábeis e a transparência nas informações. Como resultado, a empresa atende aos regulamentos e fica em dia com os tributos, enquanto reduz riscos financeiros.

Isso se reflete na organização do setor contábil, além de fortalecer a reputação do negócio no mercado. A empresa fica com uma imagem positiva perante clientes, investidores e parceiros, enquanto evita sanções legais, como multas.

Prevenção de fraudes

Entre os objetivos do compliance contábil, vale destacar a prevenção de fraudes. A partir das regras claras e do acompanhamento constante, a companhia tem mais facilidade para detectar manipulações nos dados e outros tipos de má conduta no setor financeiro.

Para tanto, o departamento passa por processos rigorosos de revisão e auditoria dos relatórios, assegurando que quaisquer discrepâncias sejam resolvidas com rapidez. Por consequência, além de identificar e corrigir precocemente qualquer atividade suspeita, a empresa inibe ações fraudulentas.

Com um controle efetivo, as chances de haver desvios éticos são reduzidas, estabelecendo uma cultura corporativa de integridade e responsabilidade.

Transparência nas demonstrações financeiras

Você viu que o compliance abrange a elaboração das demonstrações financeiras empresariais, buscando preservar a integridade dos relatórios contábeis. O processo envolve a conformidade com normas, regulamentos e políticas internas que regem a contabilidade e as finanças.

Portanto, seguir as diretrizes garante que as informações financeiras sejam precisas, completas e apresentadas de maneira adequada. Logo, ele aumenta a confiabilidade dos dados, preservando os interesses dos stakeholders.

Acesso a crédito e investimentos

Por fim, o compliance contábil auxilia as empresas na busca por boas oportunidades de crédito e na captação de novos investimentos. O motivo é que, em muitos casos, instituições financeiras e investidores exigem as demonstrações contábeis auditadas para ceder os seus recursos.

Desse modo, quando o empreendimento demonstra o cumprimento das normas, uma postura ética no setor financeiro e transparência nos relatórios, ele tende a ser bem-visto. Assim, o negócio fortalece a sua imagem no mercado, transmitindo mais confiança aos stakeholders.

Como você viu, o compliance contábil tem muitas funções em uma empresa, sendo fundamental para garantir a conformidade com normas e regulamentos contábeis. Ele ainda oferece benefícios para a companhia, como a maior facilidade de acesso a oportunidades de crédito.

Quer aprender mais sobre o setor contábil? Então veja também a importância da gestão tributária estratégica para a empresa!