O controle financeiro é um dos pilares do sucesso de uma organização, certo? Nesse processo, uma das diversas práticas adotadas para gerenciar os recursos está a conciliação bancária — você sabe o que é e como ela funciona? 

Essa etapa proporciona transparência e melhora a saúde financeira do empreendimento. Portanto, ter um bom sistema para realizar o processo permite a centralização das informações bancárias. Então a gestão pode acompanhar os resultados, identificar problemas e fazer ajustes de maneira eficiente.

Quer saber mais sobre a conciliação bancária e o seu papel em uma empresa? Continue a leitura para conferir!

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária é um processo contábil que associa as informações monetárias no sistema da empresa com as transações registradas pela instituição financeira. Para tanto, é preciso verificar se os registros de entradas e saídas de valores da empresa correspondem às transações registradas no extrato bancário.

Desse modo, a conciliação deve ser integrada à administração financeira da empresa, ajustando-se às características do negócio. Um dos aspectos que interferem no sistema adotado são os meios de pagamento utilizados — por exemplo, transferência tradicional, Pix, boleto, cartões, cheques etc.

Esses dados devem ter métodos de registro, indicando se as operações foram concluídas com sucesso e o dinheiro chegou até a conta da empresa. Assim, a conciliação identifica qualquer erro no setor contábil rapidamente.

Qual o objetivo desse processo?

Como foi possível aprender, a conciliação bancária compara os dados registrados no negócio e no banco. Logo, o seu principal objetivo é garantir a precisão e a integridade dos registros financeiros da empresa.

Ao confrontar as informações internas com os dados da instituição em que a pessoa jurídica tem conta, é possível identificar discrepâncias. Com a conciliação, os responsáveis identificam erros de lançamento, pagamentos não autorizados, taxas indevidas e, até mesmo, fraudes.

Dessa forma, eles podem agir na correção imediata de qualquer problema. Além de revisar os registros, a etapa contribui com o planejamento orçamentário e viabiliza maior previsibilidade em relação ao fluxo de caixa.

Qual é a importância da conciliação bancária para o negócio?

Agora que você já sabe o que é a conciliação bancária e o seu objetivo, fica mais fácil entender a sua importância em um negócio. Primeiramente, ela tem o papel de assegurar que os saldos registrados no sistema da empresa correspondam aos dados presentes nos extratos bancários.

Como resultado, a etapa evita erros de contabilidade e ajuda a manter a precisão nas demonstrações financeiras. Com registros corretos, os gestores têm informações seguras para fundamentar os seus planejamentos sobre investimentos, orçamento e fluxo de caixa.

Dessa maneira, as decisões se tornam mais conscientes e os resultados são mais confiáveis. Esse é um cuidado essencial para evitar erros e fraudes em um negócio.

Conseguiu entender o que é conciliação bancária? Essa é uma prática fundamental para o controle financeiro da empresa. Além de garantir a exatidão dos registros contábeis, ela proporciona maior compreensão das transações financeiras, ajudando no planejamento e na prevenção de problemas.

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