O Dia da Contabilidade é celebrado no Brasil para reconhecer a importância da área. A data também é uma homenagem aos profissionais que atuam diariamente ajudando pessoas e empresas com questões financeiras, fiscais e tributárias.

Vista por muitos como um setor que lida apenas com trâmites burocráticos, na verdade, a contabilidade pode ser uma grande aliada para o sucesso de negócios. Desde o seu surgimento, ela passou por diversas mudanças, sendo indispensável para as empresas.

Neste conteúdo, saiba mais sobre o Dia da Contabilidade e a importância de quem trabalha nessa área!

Como e quando surgiu o Dia da Contabilidade?

O Dia da Contabilidade surgiu em 25 de abril de 1926. A origem da data está diretamente ligada à história da profissão no país. Na época, o senador João Lyra Tavares apresentou um projeto de lei que visava regulamentar a carreira contábil e criar uma escola de contabilidade no Brasil.

Esse projeto foi aprovado e sancionado anos depois, sendo um marco para a contabilidade brasileira. Além disso, a criação da escola foi um passo relevante para a profissionalização da área, estabelecendo padrões de formação e atuação para os contadores.

A partir de então, a contabilidade ganhou mais reconhecimento como uma ciência de grande valor para o desenvolvimento econômico e financeiro do país.

Vale mencionar que o Dia da Contabilidade é diferente do Dia do Contador — ou Dia do Profissional da Contabilidade, que é celebrado em 22 de setembro.

Qual a importância dos profissionais de contabilidade para as empresas?

Além de conhecer a origem do Dia da Contabilidade, vale a pena falar sobre a relevância de quem atua nessa área. Afinal, os contadores são figuras essenciais para negócios de todos os setores e tamanhos.

O contador não é um profissional que somente faz registros financeiros e lida com questões burocráticas de empresas. Como visto, ele é um parceiro estratégico, ajudando os negócios a crescer e a tomar decisões mais adequadas e embasadas.

Entre outras funções, quem trabalha com contabilidade é responsável por registrar, organizar, analisar e interpretar diversas informações financeiras. 

Quais atividades os contadores exercem?

Você entendeu a importância dos contadores para as empresas. Esses profissionais podem ter muitas funções, por exemplo:

  • gestão financeira: envolve o monitoramento e o controle das finanças empresariais, garantindo o equilíbrio entre receitas e despesas;
  • planejamento tributário: consiste na elaboração de estratégias para otimizar o pagamento de impostos e assegurar o cumprimento das obrigações fiscais;
  • análise de custos: envolve a avaliação dos gastos e despesas operacionais com o intuito de identificar oportunidades de redução e aumento da eficiência;
  • elaboração de demonstrativos: diz respeito à criação de documentos e relatórios financeiros, como o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício (DRE), que mostram a situação financeira da empresa;
  • análise de dados: refere-se à avaliação de informações financeiras do negócio para identificar tendências, problemas e oportunidades;
  • auditoria: consiste na verificação da conformidade dos processos e registros contábeis, garantindo a integridade das informações;
  • consultoria: envolve orientações sobre investimentos, expansão de negócios e outras decisões estratégicas.

Ao longo deste conteúdo, você conferiu a origem do Dia da Contabilidade no Brasil e a importância dos contadores para empresas. A data marca a regulamentação da área, representando um passo importante para os profissionais.

Gostou do conteúdo? Siga a CED Contabilidade nas redes sociais para conferir mais posts sobre essa área — estamos no Instagram e Facebook!