As empresas precisam realizar bons negócios para se manterem sustentáveis e competitivas no mercado. Contudo, sem conformidade fiscal, tributária e trabalhista os processos podem ser prejudicados. Por isso, integrar gestão de vendas e contabilidade é uma solução inteligente para as organizações.

Ainda que essas áreas pareçam distantes em uma companhia, é possível obter resultados expressivos com o trabalho conjunto. Desse modo, os gestores terão acesso a dados relevantes para a sua tomada de decisão, dando embasamento às ações adotadas.

Você quer saber detalhes sobre a conexão entre gestão de vendas e contabilidade? Confira as informações a seguir!

O que é gestão de vendas e como ela funciona?  

A gestão de vendas compreende o conjunto de estratégias direcionadas ao controle e otimização das atividades comerciais. Nesse processo, o gestor identifica oportunidades, estabelece metas e coordena a equipe a fim de atingir os objetivos traçados. 

A análise de desempenho é uma das atividades-chave da área, possibilitando ajustes conforme necessário. Ferramentas, como as de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), ajudam a monitorar o ciclo de vendas

Qual é o papel da contabilidade nesse processo?  

Como você viu, a coordenação das práticas comerciais fica a cargo da gestão de vendas. Mas qual é a função do setor contábil diante dessas atividades?

A contabilidade fornece dados financeiros precisos, colaborando com análises críticas e mensurando as margens de lucro e custos associados às transações. A visão detalhada orienta a definição de preços competitivos e táticas de negociação, entre outras funções. 

Além disso, a área contábil contribui para a elaboração de orçamentos realistas, evitando equívocos prejudiciais ao negócio. Nesse contexto, uma gestão fiscal eficiente também ajuda na conformidade tributária, prevenindo riscos legais. 

Quais são as vantagens de integrar essas áreas?

O setor comercial e a contabilidade podem atuar em conjunto, usando informações relevantes para a gestão. Diante dessa união, surgem diversas vantagens, como a compreensão holística do desempenho financeiro do negócio. 

Ademais, a área contábil disponibiliza dados úteis para as estratégias de vendas, possibilitando ajustes que visam otimizar margens e rentabilidade. A integração entre os setores ajuda ainda na transparência fiscal, evitando surpresas desagradáveis. 

Portanto, a abordagem colaborativa promove a eficiência operacional e a maximização dos resultados globais da empresa.

Como fazer essa integração de forma eficiente? 

Agora você já sabe que a gestão de vendas pode ser beneficiada pelo trabalho realizado pela contabilidade. Então, esse é o momento para entender de que modo realizar a sincronia entre os departamentos.

O processo exige que seja estabelecida uma comunicação clara e regular entre o time de vendas e a contabilidade. Para isso, utilize sistemas integrados, visando o compartilhamento de dados em tempo real, com precisão e agilidade. 

Além disso, a capacitação dos colaboradores é fundamental. Por isso, explore treinamentos conjuntos que promovam o entendimento mútuo das operações e incentive a colaboração em decisões estratégicas.

Como você aprendeu, a gestão de vendas se beneficia da área contábil. Os setores podem ser integrados, trocando informações e colaborando para o desenvolvimento mútuo. Dessa maneira, a empresa de forma geral poderá crescer e alcançar as suas metas. 

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