Um dos maiores desafios enfrentados por uma empresa é se manter competitiva em um mercado cada vez mais disputado. Ter um bom controle orçamentário está entre os passos que podem contribuir para superar essa dificuldade.

Nesse contexto, ganha destaque o orçamento base zero (OBZ), que propõe uma abordagem diferenciada em relação aos modelos tradicionais de planejamento financeiro. Porém, antes de implantá-lo, é válido entender mais a seu respeito.

Portanto, continue a leitura deste post, feito pelo time da CED Contabilidade, para aprender o que é e como funciona o orçamento base zero!

O que é e como funciona o orçamento base zero?

O orçamento base zero é uma metodologia de planejamento financeiro em que cada nova projeção orçamentária começa do zero. A técnica permite revisar as necessidades financeiras de uma empresa com um olhar crítico. 

Ao contrário dos métodos tradicionais, em que o orçamento do ano anterior serve como base para ajustes futuros, o OBZ exige que cada despesa seja justificada desde o início. O seu foco é promover uma análise profunda das atividades, projetos e gastos da companhia.

Para o OBZ funcionar, é preciso que cada departamento da empresa liste suas atividades e projetos em andamento ou planejados. Com os dados reunidos, as atividades devem ser avaliadas com base em seus custos e benefícios.

A partir da análise, determina-se quais delas devem ser mantidas, reduzidas ou eliminadas. Assim, os custos considerados essenciais são provisionados e o orçamento é estruturado com base nas atividades aprovadas, que devem ser monitoradas periodicamente.

Quais são as vantagens do OBZ?

Após conferir o conceito e o funcionamento do OBZ, vale explorar as suas principais vantagens. Como cada gasto é justificado a partir do zero, a metodologia permite uma alocação mais estratégica dos recursos. A característica garante o direcionamento do dinheiro a projetos que agregam valor à empresa.

Partir de uma nova avaliação a cada ciclo possibilita identificar e eliminar gastos excessivos ou desnecessários incorporados aos orçamentos anteriores. Logo, o OBZ evita a manutenção de orçamentos inflados e fora da realidade.

Além disso, a análise do OBZ ajuda a identificar processos ou atividades que não contribuem para os objetivos da empresa, permitindo sua eliminação ou reestruturação. Dessa maneira, ele colabora para a redução de despesas — proporcionando sustentabilidade financeira.

Quais são as desvantagens desse modelo?

Apesar de oferecer diversos benefícios, o OBZ também possui desvantagens. Entre elas, destaca-se o maior consumo de tempo para a elaboração do orçamento. Afinal, detalhar cada um de seus itens tende a ser um processo demorado, especialmente em grandes empresas.

A implementação do OBZ ainda exige que os gestores conheçam a metodologia, o que pode ser visto como uma desvantagem, já que demanda tempo e investimento em treinamento. Sem a preparação adequada, o processo corre o risco de ser desordenado e ineficaz.

Por fim, para empresas acostumadas a métodos tradicionais de orçamento, a transição para o OBZ tende a ser complexa. Ademais, a necessidade de reavaliação constante das atividades é capaz de mudar o foco da companhia com frequência e confundir a equipe.

Neste artigo, você viu que o orçamento base zero é uma estratégia eficaz de gestão financeira que exige revisão e justificativa detalhada de todas as despesas do zero. Se você entender que ela faz sentido para o seu negócio, continue estudando sobre o tema.

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