Os controles financeiro e de contabilidade de uma empresa representam processos centrais em sua operação. Por meio deles, é possível assegurar o atendimento às diversas obrigações fiscais. Nesse sentido, um dos registros mais relevantes do setor é a escrituração contábil. 

Ela é um material importante para registro de operações, sendo obrigatória em diversos cenários. Por isso, é essencial que você entenda melhor sobre ele e saiba a importância de ter um suporte qualificado para ter esse registro.

Acompanhe a leitura deste artigo e descubra o que é e qual a relevância da escrituração contábil!

O que é escrituração contábil?

A escrituração contábil é o registro de todos os fatos e movimentos financeiros de uma empresa, em ordem cronológica. O objetivo desse controle é fornecer as informações e dados necessários sobre a movimentação do patrimônio de um negócio.

Para entender melhor, é importante saber que existe uma diferença entre fatos e atos contábeis de uma empresa. Os atos representam atividades que não impactam o patrimônio, diferentemente dos fatos — que podem aumentar ou diminuir o capital, além de mudar sua composição.

Desse modo, os principais objetivos da escrituração contábil incluem:

  • registro de transações: todas elas são registradas de forma detalhada nos livros contábeis;
  • organização dos registros: separando de acordo com princípios contábeis e normas específicas, permitindo a fácil compreensão e análise das informações;
  • demonstração da situação financeira: ajudando na elaboração de documentos relevantes, como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

Ademais, a manutenção de registros contábeis é um requisito legal em muitas jurisdições. Portanto, as empresas são obrigadas a apresentar suas demonstrações financeiras regularmente para órgãos reguladores e fiscais.

Qual a importância desse registro?

Você deve ter percebido que a escrituração contábil é um registro com grande importância na rotina de empresas, certo? Primeiramente, ele é obrigatório para todas as organizações, com exceção de microempreendedores individuais (MEIs).

Mas além dessa obrigação regulatória, o registro assume outros papéis nas organizações. Ele é relevante, por exemplo, no controle do patrimônio, ao permitir acompanhar a movimentação de capital, garantindo a sua integridade e minimizando as chances de perdas ou fraudes.

As informações fornecidas pela escrituração contábil ainda são essenciais na tomada de decisões. Por exemplo, os dados contábeis podem ser usados para avaliar a rentabilidade do negócio, identificar oportunidades de crescimento ou tomar medidas para reduzir custos.

No mais, a escrituração facilita a auditoria interna e externa. Nesse sentido, a transparência nas informações contábeis pode aumentar a credibilidade da empresa junto a investidores, credores, fornecedores e demais stakeholders. 

Por que contar com um escritório de contabilidade para a escrituração?

Dada a sua relevância, contar com o suporte de um escritório de contabilidade pode ser importante para empresas terem sua escrituração contábil. O motivo é que essa é uma atividade que requer conhecimentos técnicos específicos. 

Vale destacar que erros na escrituração contábil podem gerar problemas legais e financeiros para o negócio. Logo, contar com um contador especializado garante que a escrituração seja realizada de forma correta e em conformidade com as normas legais e contábeis.

Neste conteúdo, você entendeu mais sobre a escrituração contábil, que é um dos principais registros patrimoniais de uma empresa. Por ser um material tão relevante no campo regulatório, vale a pena contar com parceiros estratégicos para sua elaboração.

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