Muitos empreendedores, considerando que ainda atravessam um período de grandes incertezas, estão questionando: “é a hora de abrir ou expandir o meu negócio?

A pandemia da Covid 19, ainda causa reflexos tanto na saúde financeira quanto na saúde física e mental das pessoas. Como antes nunca visto, a capacidade criativa do brasileiro tem sido colocada a prova, quer seja para reinventar o seu negócio, buscando novas formas de administrar os seus recursos para vender seus produtos e serviços, quer seja para testar a sua capacidade de resiliência para com os percalços do caminho.

Em meio ao caos muitos novos empreendedores entraram no mercado por necessidade. Aproveitaram suas habilidades para começar um empreendimento e assim tirar o seu sustento e, muitas vezes, também o de sua família.

Considerando, os desafios externos: concorrência de mercado, custos, alta da inflação, entre outros, esse empreendedor deverá formalizar o seu negócio, para poder aproveitar, os benefícios previdenciários gerados junto ao governo e possibilidade de emitir NF-e, gerando oportunidades de vendas para novos clientes.

O ponto de partida para o novo empreendedor, pode ser sua formalização como Microempreendedor Individual – MEI. Entretanto, ao constituir sua empresa, é necessário, que o empresário busque adquirir conhecimento sobre o mercado onde atuará, sobre o seu negócio e sua capacidade profissional. Desse modo, conseguirá entender de forma precisa quais as expectativas dos seus clientes, principalmente conseguindo delinear o seu nicho de mercado, para uma atuação mais assertiva na prospecção de melhores resultados.

O futuro do empreendedor e de sua empresa, é um campo aberto de possibilidades, sendo possível intensificar a construção deste futuro. Comece seguro de sua capacidade, com objetivos e metas definidas, para que a caminhada seja a melhor possível.

Somos seu parceiro para essa jornada.