Saúde financeira é uma importante base para outros tipos de saúde, em especial a mental e emocional. Estas se abaladas, acometem à física, gerando às vezes depressão e o isolamento e afastamento social.

A saúde financeira da empresa é decorrente da educação financeira do empreendedor. Esta, a educação financeira, o empreendedor irá adquirir com hábitos, comportamentos e atitudes, que moldam a relação e o comprometimento de cada um com a administração de seus recursos financeiros.

Por certo que essa saúde não é a mais importante, para se viver feliz. Entretanto é a que dá suporte para que possa encontrar o equilíbrio de vida, tanto físico, quanto mental e social.

Pode-se até dizer que o empreendedor tem educação financeira, quando está com todos os seus compromissos em dia, todas as contas pagas e organizadas, e sentindo-se calmo, sereno e equilibrado, seguindo sua rotina sem estresse. Procurar construir uma reserva financeira para gastos imprevistos e elaborar um planejamento para o futuro, para realização de seus sonhos.

Retirando todo esse peso das preocupações com os compromissos financeiros, o empreendedor também irá tirar o peso do estresse e da ansiedade, proporcionando melhor rendimento no trabalho. Terá melhor capacidade para gerenciar suas atividades e planejar melhor os trabalhos da empresa junto com seus colaboradores.

Infelizmente não existe uma mágica, uma fórmula perfeita para ter uma saúde financeira, isso requer muito comprometimento e mudança de alguns hábitos e paradigmas.

Certamente que existe as variáveis de empreendedor para empreendedor, afinal existe sonhos e maneiras diferentes de pensar e gastar seus rendimentos, conforme a renda,  a posição social e impulsos de cada um.

Mas aqui vai um lembrete, existe alguns hábitos de extremo valor entre os empreendedores financeiramente bem-sucedidos, que é o hábito de seguir à risca algumas regras, entre elas podemos citar:

  • Ter mais de uma fonte de renda. Muitos dizem, não colocar os ovos em uma única cesta;
  • Gastar menos do que ganha. Muitas vezes isso parece impossível, mas é aí que entra a segunda fonte de renda;
  • Pagar as contas em dia, o atraso só acumula e agrava a situação;
  • Poupar e investir dinheiro todo mês;
  • Ter uma reserva de emergência, importantíssimo, imprevisto acontecem;
  • Fazer planos de curto, médio e longo prazo, o futuro está logo ali;
  • Planejar a aposentadoria, para aproveitar o lado bom da vida, com saúde;
  • Separar despesas essenciais de não essenciais, importante para manter o controle;
  • Reservar parte do dinheiro para gastar com a família em lazer e se presentear pelo seu esforço no trabalho.

Estas foram as principais dicas de como manter uma saúde financeira, e colocar o estresse e a ansiedade bem distante.