É preciso analisar se você tem uma empresa ou criou um emprego

Você tem cabeça de CNPJ ou cabeça de CPF? Empreender é um desafio diário que os empreendedores precisam enfrentar, constantemente, para permanecerem no mercado.

Mas, além das adversidades propostas pelo entorno, é preciso superar alguns obstáculos pessoais. Muitas vezes perguntam: como alguns empresários dentro do mesmo segmento, na cidade e até mesmo no bairro, conseguem ter resultados tão diferentes uns dos outros?

Após muita pesquisa buscando entender essa diferença entre sucesso e fracasso concluiu-se que essa disparidade não está no produto em si ou no mercado onde está inserido, mas sim no próprio empreendedor e sua visão de negócio;

É preciso antes de tudo entender se você criou uma empresa ou um emprego. Uma boa forma de saber é entender quanto tempo a sua empresa consegue funcionar gerando bons resultados sem a presença do empreendedor?

Caso a resposta seja nenhum dia ou um curto espaço de tempo você criou uma ocupação ou um subemprego, o que vai fazer você trabalhar muitas horas por dia, pois necessita de sua presença o tempo todo na operação. Isto não é empresa.

Na empresa o formato é diferente, precisa de gestão e equipe qualificada e bem liderada para conquistar os resultados pretendido.

O diferencial é ser um bom líder e esta liderança é pautada em dois pilares:

  • Humanizada, preocupa com o trabalho a quatro mãos mirando o crescimento da empresa e das pessoas envolvidas;
  • Por resultados, focar no negócio, no cumprimento de metas e conferir cotidianamente os processos que envolvem o negócio.

É importante entender que ter cabeça de CNPJ é liderar com sabedoria, valorizar os colaboradores, respeitá-los, colher ideias de todos e gerenciar os recursos com maestria.

E aí está pronto?

Qual é a sua cabeça?