Compreender e monitorar os indicadores financeiros é fundamental para uma gestão eficaz. Afinal, eles são capazes de demonstrar a eficiência das contas, bem como as falhas e oportunidades de crescimento.

Desse modo, bons indicadores impulsionam o desempenho e a sustentabilidade de um negócio. Logo, os líderes devem conhecer os principais deles e saber como aplicá-los na rotina do empreendimento para uma boa administração.

Neste artigo, você conhecerá 5 indicadores financeiros essenciais para negócios de diversos portes e segmentos. Acompanhe!

1. Faturamento 

O indicador de faturamento se refere à soma de todos os valores obtidos nas vendas em determinado período. Assim, ele pode ser mensal, anual ou em outro intervalo escolhido pela gestão.

Uma possibilidade é o monitoramento do faturamento bruto, que abrange todos os valores das negociações concretizadas. Já o faturamento líquido analisa os resultados totais descontando devoluções, cancelamentos e impostos.

A partir dessa métrica, a gestão financeira consegue avaliar o desempenho das vendas e compará-los com diferentes períodos. Dessa forma, é possível entender se a performance está satisfatória ou se existe a necessidade de realizar mudanças.

2. Lucro bruto e líquido

Uma boa lucratividade tende a ser o objetivo de qualquer empreendimento — e o faturamento, sozinho, não permite acompanhar esse dado. Portanto, é necessário monitorar a margem bruta e líquida que a empresa consegue gerar. 

O lucro bruto é toda a receita obtida pelo negócio, subtraindo os gastos diretos da produção, distribuição e venda. Entre eles, estão o pagamento de pessoal, contas dos espaços físicos e investimentos em insumos.

Já o lucro líquido considera a margem obtida após a subtração de todos os custos diretos e indiretos associados às operações. Então esse indicador é mais abrangente e preciso quanto aos resultados do negócio.

3. ROI

Outro dos indicadores financeiros mais relevantes é o ROI. Essa é a sigla para return over investment, ou retorno sobre o investimento. Ele consiste em uma métrica que avalia a eficácia e a rentabilidade de um investimento. 

O indicador revela o resultado em termos percentuais, permitindo que as empresas comparem e avaliem o desempenho de diferentes investimentos. Um ROI positivo indica um ganho, enquanto um ROI negativo representa uma perda.

Essa é uma ferramenta para entender o desempenho de diversos setores da empresa, como as campanhas de marketing, o lançamento de produtos, os treinamentos, entre outros.

4. Ponto de equilíbrio

Na lista de métricas a serem apuradas ainda está o ponto de equilíbrio. O indicador demonstra o nível de vendas em que as receitas igualam os custos, resultando em nenhum lucro, nem prejuízo. 

Dessa maneira, ele sinaliza o volume necessário para cobrir todos os gastos, preservando a sustentabilidade financeira da empresa. Existem duas formas principais: o ponto de equilíbrio contábil, que abrange custos fixos e variáveis, e o ponto de equilíbrio econômico.

Esse último considera a remuneração mínima exigida pelos investidores. Em ambos os casos, o indicador contribui com a elaboração de estratégias de preços e planejamento financeiro.

5. EBITDA

Por fim, vale a pena conhecer também o EBITDA. A sigla significa earnings before interest, taxes, depreciation, and amortization — na tradução, lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Essa é uma métrica que fornece uma visão do desempenho operacional puro, sendo utilizada para avaliar a eficiência e a rentabilidade do negócio. Logo, o EBITDA ajuda a verificar a capacidade do negócio de gerar caixa. Ele ainda permite comparar a performance operacional entre empresas e setores.

Neste artigo, você conheceu 5 indicadores financeiros importantes, que ajudam a gestão a aprofundar os seus conhecimentos sobre o desempenho do negócio. Avalie quais deles fazem sentido para o empreendimento e aprimore os resultados.

Quais indicadores financeiros a sua empresa já utiliza? Conte nos comentários a sua experiência!