Inicialmente vamos entender o que é capital de giro. Capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e bancos, subtraído da soma das despesas e contas a pagar. Para ter uma visão deste recuso, planeje, detalhe os gastos a curto e a longo prazo e as possíveis entradas de dinheiro. Este capital é todo recurso que uma empresa precisa ter para que o negócio não seja interrompido.

Uma empresa ao iniciar suas atividades necessita de dois tipos de investimentos para realizar suas operações: investimento fixo para aquisição de máquinas, móveis, equipamentos, ferramentas, instalações.

Capital de giro para serem utilizados conforme as necessidades financeiras da empresa para quitar seus compromissos ao longo do tempo. Esses recursos ficam alocados no caixa e contas bancárias.

O estoque de uma empresa é formado e mantido em função das necessidades do mercado consumidor, portanto, está sempre sofrendo mudanças, seja em tipos de produtos ou em quantidades. Quanto maior a necessidade de investimento nos estoques, mais capital de giro a empresa deverá ter.

As contas a receber são resultados das vendas realizadas a prazo, ou seja, o seu cliente adquire o produto e lhe devolve o recurso financeiro posteriormente. Portanto, quanto mais prazo você oferece ao cliente ou quanto maior for a parcela do faturamento a prazo, maior necessidade de recursos financeiros.

Os recursos disponíveis da empresa estão em contas correntes, aplicações e no caixa e são eles que podem ser utilizados a qualquer momento para honrar os seus compromissos. Dependendo dos recursos de entrada e saídas, pode ocorrer uma necessidade de mais recursos e, assim, depender de empréstimos com juros que irá afetar a lucratividade.

Neste sentido as decisões de compras e vendas não podem ser tomadas sem nenhum critério. É necessário que na decisão de comprar ou de vender seja feita com critério, avaliando os recursos financeiros disponíveis para realizar a operação. Havendo uma aquisição em maior quantidade, em determinado momento, poderá afetar o caixa e ser necessário empréstimo de terceiros arcando com os juros. Da mesma forma, caso seja dado mais prazo para o cliente quitar suas dívidas com a empresa, e, faltar recursos para honrar os compromissos, haverá a necessidade de buscar recursos financiamento com terceiros, ocasionando juros como despesas. Assim a empresa acabará tendo de utilizar recursos emprestados, de bancos, fornecedores ou outras fontes, o que irá gerar pagamentos de juros, diminuindo a margem de lucro do negócio.

Portanto, administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual baseado em informações da contabilidade. Planejar o quê e para quem vender, quando receber, quanto deve ser adquirido de produtos e prazo para quitação. É questão de estratégia da empresa, ter atitudes preventivas. Uma empresa bem gerida costuma ter capital de giro para suas operações.