As empresas estão sujeitas a sofrer com o endividamento em algum momento durante a sua trajetória. Contudo, o que determina se esse processo será passageiro ou se ele pode causar prejuízos adicionais ao negócio é saber como não acumular dívidas no CNPJ.

Ter uma boa gestão e adotar estratégias eficazes pode ajudar na saúde financeira da companhia. Portanto, os gestores devem adotar algumas práticas para evitar débitos recorrentes ou em atraso, que impactam negativamente o negócio.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então continue a leitura e conheça 5 dicas para não acumular dívidas no CNPJ!

1. Faça um controle rigoroso do fluxo de caixa

O primeiro passo para evitar dívidas no CNPJ é manter um bom controle do fluxo de caixa. Ele funciona como o termômetro das finanças, indicando se a empresa tem recursos suficientes para cumprir as suas obrigações e investir em crescimento. 

A dica, nesse caso, é monitorar com frequência as contas a receber e projete as saídas e entradas. Desse modo, você se antecipa a possíveis problemas financeiros, podendo aproveitar as oportunidades de investimento. 

2. Negocie prazos com fornecedores

Negociar prazos de pagamento com os fornecedores é mais uma estratégia importante para manter as finanças da empresa em ordem. Ao estendê-los, você alinha melhor as saídas de caixa com as entradas de receitas, evitando apertos financeiros. 

Para tanto, estabeleça uma comunicação clara com os fornecedores e busque acordos que permitam prazos mais longos, sem comprometer o relacionamento. Esse processo oferece maior flexibilidade para gerenciar o capital de giro, fazendo com que a empresa mantenha a saúde financeira a longo prazo.

3. Monitore os indicadores financeiros

Além de negociar prazos com fornecedores, você precisa monitorar os indicadores financeiros para evitar dívidas no CNPJ. Critérios como lucratividade, endividamento e liquidez mostram a real situação econômica da companhia. 

Logo, acompanhe esses indicadores com regularidade para identificar problemas antes que eles se tornem graves. Manter um olhar atento sobre esses dados faz com que você tome decisões mais informadas, ajudando a manter o controle financeiro. 

4. Faça um planejamento tributário eficiente

Outro passo para o controle de dívidas no CNPJ é realizar um planejamento tributário eficiente. Esse processo ajuda a evitar problemas fiscais, que contribuem para o endividamento. 

Todos os anos, revise as suas obrigações fiscais e identifique formas de otimizar o pagamento de impostos. Isso garante que a empresa cumpra todas as exigências legais, evitando multas e complicações com o fisco. 

Ademais, um planejamento tributário bem elaborado ajuda a manter a regularidade dos alvarás e documentações necessárias, prevenindo interrupções nas operações. Invista nesse plano para manter a saúde financeira e a conformidade legal da corporação.

5. Corte gastos desnecessários

Por fim, analise todas as despesas da empresa para entender o que não é essencial. Desde materiais de escritório até serviços que podem ser renegociados ou suspensos, cortes de gastos podem liberar recursos importantes. 

Nesse sentido, priorize o que agrega valor ao negócio e adote uma postura rigorosa quanto à eficiência dos gastos. 

Neste conteúdo, você conheceu 5 dicas para não acumular dívidas no CNPJ. Agora, lembre-se de colocá-las em prática ao longo do ano para melhorar a gestão financeira da empresa e manter a sustentabilidade do negócio.

Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais para manter os seus amigos bem informados sobre como evitar dívidas no CNPJ!