O acompanhamento das finanças é uma das principais estratégias para o crescimento sustentável de uma empresa. Logo, sem um plano contábil eficiente, há o risco de o negócio perder o controle financeiro, podendo faltar recursos para mantê-lo funcionando de maneira adequada.

Afinal, nesse cenário, você não terá conhecimento sobre o que sai ou entra do caixa — o que pode gerar um endividamento. Então, para prevenir problemas financeiros na empresa, é essencial entender mais sobre o assunto.

Acompanhe a leitura para descobrir o que é plano contábil e qual é a sua importância para a companhia!

O que é plano contábil?

O plano contábil é uma abordagem técnica que envolve a combinação de processos, simulações e análises para tornar uma empresa mais eficiente, principalmente do ponto de vista fiscal. Essa prática de gestão está relacionada às contas da companhia e proporciona diversos benefícios.

Assim, a ferramenta desempenha um papel central no negócio, reunindo em um único lugar todas as informações relevantes que regem as finanças empresariais. Dessa forma, o plano contábil não é apenas uma listagem de transações.

Nesse caso, ele representa um conjunto estruturado de diretrizes que auxilia na compreensão e análise das atividades financeiras da empresa. Além disso, o plano contábil serve como base para elaborar documentos importantes da organização, como:

  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC);
  • Demonstração de Resultados de Exercício (DRE);
  • Balanço Patrimonial (BP).

Qual é a sua importância para a saúde financeira do negócio?

Agora que você já conhece o conceito de plano contábil, chegou o momento de saber mais detalhes da sua importância para a saúde financeira do negócio. Veja, a seguir!

Ajuda na tomada de decisão

O plano contábil atua como um guia para o planejamento estratégico do negócio. Ao padronizar os registros contábeis e otimizar os relatórios financeiros, ele fornece informações para uma análise mais aprofundada da situação econômica da empresa.

Portanto, o plano contábil tem o poder de facilitar a tomada de decisões. Isso porque o registro proporciona uma visão clara e organizada das finanças, permitindo que os gestores identifiquem oportunidades e pontos de melhoria.

Auxilia no cumprimento de requisitos fiscais

O plano contábil não apenas contribui para a gestão financeira, mas se torna uma necessidade para o cumprimento dos requisitos fiscais. Desse modo, ele é fundamental na organização das informações contábeis, garantindo que a empresa esteja em conformidade com todas as obrigações legais.

Otimiza os processos

O documento se torna uma ferramenta que otimiza processos, principalmente na análise de dados financeiros. Logo, a adoção de um plano contábil padroniza a classificação das contas, simplificando o trabalho operacional relacionado à organização das finanças da empresa. 

Como estruturar um plano contábil eficiente?

Após conferir as vantagens do plano contábil para a saúde financeira da empresa, ainda falta aprender como estruturá-lo, certo? Na prática, um plano contábil deve estar alinhado à legislação vigente e às Normas Brasileiras de Contabilidade.

Por esse motivo, é essencial contar com o auxílio de um parceiro estratégico e que seja referência no mercado, como a CED Contabilidade.

Com os nossos serviços especializados, sua empresa conseguirá alcançar resultados efetivos, por meio de um atendimento flexível, consultivo, eficiente — que atendem às necessidades do seu negócio. Nossa equipe é formada por contadores com conhecimentos em constante atualização.

Agora você já sabe o que é plano contábil e qual é a sua importância para qualquer negócio. Para obter os melhores resultados, lembre-se de solicitar o suporte de uma empresa especializada em serviços de contabilidade.

Gostou do post e quer saber como a CED Contabilidade pode ajudar você? Então entre em contato conosco!