Para gerenciar um negócio com eficiência, você precisa conhecer conceitos básicos de finanças e suas funções. Um deles é o ponto de equilíbrio financeiro, um dado que ajuda a embasar o planejamento estratégico e a prevenir riscos para a empresa.

A métrica é relevante para companhias de todos os portes — logo, é necessário saber como realizar seu cálculo e utilizá-lo como ferramenta de negócio. Assim, a empresa favorece a sua segurança, sustentabilidade e crescimento no mercado.

Neste artigo, você aprenderá mais sobre o ponto de equilíbrio financeiro, sua importância e como calcular a métrica. Boa leitura!

O que é ponto de equilíbrio financeiro?

O ponto de equilíbrio financeiro é um conceito utilizado em finanças e contabilidade, também chamado de ponto crítico, ponto de ruptura ou breakeven point. Ele identifica o momento em que as receitas de uma empresa se igualam a seus gastos totais.

O cálculo abrange tanto despesas fixas quanto variáveis. Desse modo, o ponto de equilíbrio financeiro indica que a empresa não tem lucro nem prejuízo, mas apenas cobre todos os seus custos.

Qual é a sua importância?

Após saber o que é ponto de equilíbrio financeiro, você também deve entender qual é o seu papel na companhia. Realizar o cálculo e saber como utilizar o resultado para melhorar a gestão empresarial contribui para a segurança e a sustentabilidade do negócio.

O ponto de equilíbrio financeiro ajuda a gestão a compreender qual é o mínimo necessário para cobrir os custos operacionais. Desse modo, ela sabe quantas unidades de um produto precisam ser vendidas ou qual é a receita exigida para atingir o equilíbrio.

Com a medida, a empresa realiza uma gestão de risco mais efetiva. Ao mesmo tempo, o resultado ajuda na tomada de decisão, fundamentando a liderança para determinar se uma estratégia é viável ou se exige ajustes nos preços, custos ou volume de vendas.

Assim, o ponto de equilíbrio financeiro serve como uma base para o planejamento estratégico. Ele permite que as empresas desenvolvam planos de ação focados em atingir ou superar a marca, favorecendo a sustentabilidade do negócio.

Como fazer o cálculo?

Você já sabe que o ponto de equilíbrio abrange as receitas e as despesas do negócio. Portanto, é preciso conhecer o cálculo para encontrá-lo. Primeiramente, verifique a margem de contribuição — a diferença entre o preço de venda de um produto e seus custos variáveis.

A métrica representa o montante disponível para cobrir os custos fixos e gerar lucro. O ponto de equilíbrio corresponde aos custos e despesas fixas divididos pela margem de contribuição. Dessa forma, você descobre quanto precisa vender para não ter prejuízos nas operações, mesmo sem lucros.

Como você viu, o ponto de equilíbrio financeiro é um indicador relevante para a empresa, que revela o volume de operações necessário para igualar os recebimentos e as despesas. A partir do dado, a gestão pode buscar formas de superá-lo e, como resultado, alcançar uma boa margem de lucro.

Quer aprender mais sobre finanças e contabilidade para empresas? Então siga a CED Contabilidade nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!