Em uma empresa, os ativos não são limitados apenas a bens físicos, como estoque ou imóveis. Para além dos itens mensuráveis, existe uma classe de bens conhecida como ativos intangíveis, que também é fundamental para o crescimento do negócio.

Ao conhecer exemplos de ativo intangível e entender como eles são classificados no setor contábil das companhias, a gestão pode passar a dar mais valor a esses bens. Assim, é possível ver o papel que eles desempenham no valor da empresa e nas suas operações. 

Ficou curioso para descobrir o que são esses ativos? Prossiga com a leitura para entender como eles são identificados e quais são os principais tipos!

O que são ativos intangíveis? 

Os ativos intangíveis são bens não físicos que não podem ser tocados. A definição veio do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), em seu pronunciamento 04. No documento, o ativo intangível é classificado como um bem não monetário identificável sem substância física.

Segundo a referência, um ativo é intangível quando:

  • for separado da entidade e negociado individualmente ou em conjunto com um contrato, ativo ou passivo relacionado;
  • resultante de direitos contratuais ou outros direitos legais;
  • provar que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade;
  • puder ter o custo mensurado com segurança.

Quais são os principais tipos de ativo intangível?

Agora que você sabe qual é o conceito de ativos intangíveis, vale a pena conhecer os principais exemplos encontrados no mercado. 

Acompanhe, a seguir, alguns tipos de ativos intangíveis!

Marcas

As marcas representam a identidade de uma empresa, sendo fundamentais para construir uma base sólida de clientes. Os nomes comerciais registrados são protegidos por lei e podem ser vendidos ou licenciados.

Patentes 

Esse tipo de ativo intangível indica direitos exclusivos concedidos para que o titular impeça outras partes de explorarem uma invenção sua sem autorização. As patentes têm vida útil de 20 anos, mas podem ser um diferencial competitivo vantajoso. 

Goodwill

O termo é referente ao valor de uma empresa quando adquirida por um preço superior ao que seria justo considerando os ativos tangíveis. Logo, o goodwill é entendido como uma maneira de representar elementos como a reputação e as relações comerciais estabelecidas antes da compra. 

Direitos autorais

Esses direitos protegem obras artísticas e científicas, entre outras, de modo que o criador detém direitos exclusivos de uso e exploração do item. Assim como a patente, eles também apresentam duração limitada, conforme as leis de cada país.

Como identificar e classificar um ativo intangível em uma empresa? 

Após identificar alguns exemplos desse tipo de ativo, você deve entender como sua classificação é feita. No Brasil, utiliza-se o pronunciamento citado como critério para reconhecer, mensurar e amortizar os ativos intangíveis.

Seu reconhecimento no balanço patrimonial ocorre quando ele traz benefícios financeiros para a empresa. A mensuração é feita, primeiramente, a partir do custo de aquisição ou desenvolvimento. Depois, esses ativos podem ser reavaliados com regularidade para não haver divergências com relação ao seu valor justo no balanço. 

Por fim, os ativos intangíveis com vida útil limitada têm a possibilidade de ser amortizados ao longo desse período. Os que não têm definição quanto ao prazo não são amortizados, mas há como testá-los com frequência para identificar se há perda de valor. 

Neste conteúdo, você pôde entender o que é um ativo intangível e como ele é classificado na contabilidade de uma empresa. Agora você é capaz de analisar como eles estão presentes no seu negócio e de qual forma valorizá-los.

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