O orçamento empresarial é o plano financeiro e econômico que visa implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas. Contém as prioridades e a direção da entidade para um período e proporciona condições de avaliação do desempenho da empresa, suas áreas internas e seus gestores.

O orçamento depende do planejamento estratégico e a ele está subordinado. Em termos gerais, é considerado um dos pilares da gestão e uma das ferramentas fundamentais que obriga os gestores a prestar contas de suas atividades. Isso ocorre devido ao fato de que os compromissos dos gestores, quando não especificados e definidos no plano estratégico, acabam sendo firmados no momento da montagem do orçamento.

O orçamento nada mais é que uma previsão de valores para o ano seguinte. Qual o orçamento de receita? Despesas comerciais? Despesas Administrativas? Custos? Lucro que se espera alcançar? O orçamento pode ser feito através de centro de custo ou da empresa como um todo. O objetivo básico do orçamento é a empresa criar metas e objetivos de onde quer chegar em termos de resultados.

O orçamento para o período seguinte pode ser baseado nas metas planejadas para o próximo período e tendo como apoio os resultados anteriores. Quanto faturou no ano anterior e qual a meta que desejo chegar para o ano seguinte? Existem dois tipos de orçamento o financeiro e o econômico, o primeiro refere-se ao superávit que se deseja alcançar e o segundo o lucro que se planeja atingir.

Após a montagem do orçamento empresarial, o próximo passo é o controle orçamentário, que nada mais é que um instrumento de controle como o próprio nome diz. Permite a organização identificar quão próximos estão seus resultados em relação ao que planejou para dado período. O gestor deve identificar suas metas, os resultados alcançados, as variações numéricas. Analisar e entender as causas da variação, além de decidir ações que ajustem as metas no futuro ou que permitam manter aquelas que foram decididas. Deve proporcionar condições de acompanhamento não só de variáveis monetárias, mas também daquelas não monetárias.

Por fim, a utilização do orçamento empresarial é fundamental para mensurar se os objetivos propostos foram alcançados, se os resultados esperados foram atingidos. A criação de metas e objetivos são pontos fundamentais para se atingir o sucesso e o seu controle e acompanhamento fazem parte de todo esse processo.

Rodrigo Lana Campos