Todos os anos, milhões de brasileiros têm um compromisso com a Receita Federal, entre os meses de março e maio. Trata-se do envio da declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) — que já está em andamento em 2024.

Porém, quando o assunto é declarar Imposto de Renda, muitas pessoas têm dúvidas e até mesmo receio de fazer o procedimento de forma errada e acabar caindo na chamada malha fina. Por esse motivo, contratar um profissional, como um contador, pode ser a escolha mais adequada.

Para entender melhor o assunto, continue acompanhando a leitura e veja por que contar com um profissional tende a ser útil para a sua declaração do IRPF de 2024!

O que é a declaração do Imposto de Renda e qual é a sua importância?

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual estabelecida pela Receita Federal. Nela, contribuintes devem informar ao Fisco, por meio de um programa, seus rendimentos e demais informações financeiras e patrimoniais referentes ao ano anterior.

Com a declaração, o Governo pode calcular o valor devido de impostos ou, em alguns casos, a quantia a ser devolvida em caso de pagamentos feitos em excesso pelos contribuintes. 

Na prática, a declaração é importante para fins de transparência fiscal. Ela ajuda a garantir que os contribuintes estão cumprindo suas obrigações tributárias, de modo a colaborar para o financiamento dos serviços públicos e das políticas governamentais.

Quem deve declarar o IRPF 2024?

Essa obrigação anual costuma gerar dúvidas a respeito de quem precisa cumpri-la. De modo geral, deve declarar o IRPF todo cidadão que, no ano anterior, teve um rendimento tributável acima do limite definido pela Receita Federal — na declaração de 2024, o valor é de R$ 30.639,90.

No entanto, vale ressaltar que esse é apenas um dos critérios estabelecidos pela Receita. Mesmo que você não se enquadre nele, pode haver outras situações que o obriguem a declarar — o que já gera mais dúvidas entre os contribuintes.

Qual o prazo para enviar a declaração do IRPF 2024?

Você se encaixa em algum dos critérios de obrigatoriedade para prestar contas ao Leão? Nesse caso, saiba que o prazo para enviar a declaração do IRPF 2024 vai até 31 de maio, sendo fundamental respeitá-lo.

A razão é que, se você não encaminhar a sua declaração no prazo, além de receber uma multa, poderá sofrer outras penalidades. Elas variam desde problemas e restrições com o seu CPF até mesmo a prisão, em casos mais graves.

Por que vale a pena contar com um profissional para fazer a declaração?

Até aqui, você já descobriu qual é o conceito de declaração do Imposto de Renda, quem precisa enviar o documento e até quando. Entretanto, o preenchimento das informações é uma tarefa que exige alguns conhecimentos específicos, em especial, de questões fiscais e tributárias — que muitos brasileiros não dominam.

Nesse contexto, contar com o trabalho de um profissional, como um contador, faz bastante sentido. Afinal, além de ter o conhecimento necessário, ele possui experiência em declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física.

Assim, ele ajuda a garantir que a sua declaração seja realizada corretamente e conforme as regulamentações aplicáveis. Em razão disso, além de reduzir as chances de cair na malha fina, receber multas ou outras penalidades, você pode ficar mais seguro e tranquilo, bem como economizar tempo.

Outro ponto positivo é que um profissional ainda pode ajudá-lo a pagar menos imposto ou a aumentar o valor da sua restituição, caso você tenha direito.

Com as informações deste artigo, você pôde entender melhor a declaração do IRPF de 2024 e como um profissional tende a ser útil no processo. Portanto, considere o que foi apresentado para fazer a sua declaração adequadamente e evitar problemas com o Fisco.

Quer ter o auxílio de um profissional para fazer a sua declaração? Então não deixe de entrar em contato conosco!